logo

DESVIO DE DINHEIRO

Polícia Federal cumpre mandados judiciais da Operação Esquema Novo em prefeitura de Rio Branco


Por Ascom | Polícia Federal

img

Operação Esquema Novo em prefeitura de Rio Branco. (Foto: Reprodução)

A Polícia Federal deflagrou, nesta segunda-feira (15/03), a Operação Esquema Novo, com o objetivo de combater desvios de recursos públicos praticados em detrimento da Prefeitura Municipal de Rio Branco (356 km a Oeste de Cuiabá).


A investigação, que contou com a colaboração do Ministério Público Estadual, aponta indícios de autoria e materialidade dos crimes de responsabilidade dos prefeitos, artigo 1º, inciso I, do Decreto-Lei 201/67, de corrupção passiva previsto no artigo 317 do Código Penal e de corrupção ativa previsto no artigo 333 do Código Penal.


Os policiais federais cumprem mandados judiciais na Prefeitura do respectivo município, bem como em endereços de pessoas físicas e jurídicas ligadas aos fatos criminosos, em especial servidores públicos e particulares.


O inquérito policial apurou que mais da metade dos valores inicialmente contratados com a Prefeitura para execução de obras no município eram repassados da empresa contratante para contas pessoais de servidores públicos municipais.


Para além da sangria causada aos cofres públicos, o esquema criminoso contava também com aditamentos contratuais objetivando aumentar o valor final da obra.


Na ação de hoje, a PF visa angariar provas relacionadas aos crimes cometidos, além de apreender bens e valores obtidos com a prática delitiva objetivando, em especial, o ressarcimento ao erário.


POLÍCIA

Homem que espancou mulher na frente da filha após bebedeira é preso em Reserva do Cabaçal

O crime ocorreu em 17 de maio; policiais encontraram a mulher com ferimentos graves no rosto.


MATO GROSSO

Padrasto é indiciado por estupro de enteada desde os 4 anos e por maus-tratos contra crianças com autismo

A mãe das vítimas também foi indiciada por omissão, pois sabia dos abusos e não denunciou o companheiro.


SUSPEITAS DE TORTURA

10 policiais penais são afastados pelo TJ-MT após investigação sobre tortura contra presos em cadeia de Araputanga

Ao todo, 22 policiais sofreram afastamento imediato em três cadeias públicas de Mato Grosso.

Ver mais

O que é Urgente, não pode esperar! Entre em nosso grupo do WhatsApp e receba alertas de notícias.